Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 28 de setembro de 2013

O que devemos saber sobre Alimentação Saudável

As vezes algumas pessoas tem dúvidas relacionadas aos alimentos e seu impacto na saúde. Isso sem falar nas crendices e mitos que vez ou outra são difundidos pelo boca a boca. Veja as respostas das dúvidas mais comuns sobre alimentação saudável.

O que devo comer antes de praticar exercícios físicos?
Depende do exercício. Se for aeróbico, como corridas, natação e ciclismo, que queimam mais gordura, o ideal é utilizar oleaginosas ou vitamina com abacate. Já se o exercício for anaeróbico (musculação), em que acontece mais queima de glicose, é preciso ingerir mais carboidratos. Uma dica é nunca treinar em jejum devido à hipoglicemia ou hipotensão (queda de pressão).
 
Porque comer banana evita cãibras?
A fruta é rica em carboidratos, que fornecem energia; potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos; e vitamina B6, benéfica para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. O potássio auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras.
 
Quais alimentos atrapalham o bom sono?
Geralmente os que contêm cafeína, como café, chá-preto, chá-mate e chocolate. Há pessoas que são mais sensíveis, enquanto outras têm o hábito de tomar café antes de dormir e não perdem o sono. Mas eles podem, sim, estimular a vigília.

Por que pessoas com intolerância à lactose podem consumir iogurte, mas não leite?
A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. O iogurte contém menor quantidade dessa substância devido ao processo de fermentação do leite, mas mantém a gordura, os minerais e as vitaminas. Os lactobacilos presentes transformam a lactose em ácido lático, diminuindo sua presença no iogurte.

Por que soja faz bem ao organismo da mulher?
As isoflavonas, também chamadas isoflavonoides, são compostos químicos fenólicos que são estrutural e funcionalmente similares ao estradiol (hormônio feminino). As evidências científicas existentes até o momento apontam os efeitos das isoflavonas benéficos apenas para o alívio das ondas de calor associadas à menopausa (fogachos) e na redução dos níveis de colesterol, desde que prescrito por um profissional.

É verdade que comer maçã limpa os dentes e facilita a digestão?
Sim. A maçã é rica em fibras e, por uma ação mecânica, há atrito entre essas fibras e os dentes, ajudando a limpá-los. Lembre-se de que ingerir a fruta não substitui a higienização normal. Referente à digestão, ela é eficaz também pelas fibras, que auxiliam na formação do bolo alimentar que será digerido no decorrer do trato gastrointestinal.

Consumir frutas com sementes faz mal?
As sementes possuem propriedades benéficas, por exemplo, semente de laranja, mexerica, melão e abóbora que auxiliam na prevenção e no combate de parasitas intestinais e de fungos. Também são ricas em fibras, auxiliando o bom funcionamento do intestino. Sementes como de abóbora, gergelim e girassol são boas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais como zinco, cálcio e magnésio.

Por que é melhor comer doces pela manhã?
Porque você terá o resto do dia para queimar as calorias provenientes deles. Com o passar das horas, o gasto energético do organismo é reduzido. Mas não deixe faltar em seu desjejum leite ou iogurte, pão, queijos e frutas.

Quais alimentos favorecem a dor de estômago?
Não é uma regra, mas alimentos muito gordurosos, como frituras, podem contribuir para as dores. Outros mais ácidos, como café, refrigerantes e limão, também podem desencadear esses sintomas em algumas pessoas.

O alho é realmente bom para as defesas do organismo?
Sim. O alho tem ação antibiótica, antifúngica e antiviral, além de ser antioxidante, o que aumenta o sistema de defesa. Outros benefícios são abaixar a pressão arterial, prevenir a formação de coágulos, diminuir o colesterol do sangue, ser antidiabético e anticancerígeno, além de eliminar substâncias tóxicas do organismo. A recomendação é um dente de alho por dia, de preferência cru, que pode ser usado para temperar salada, por exemplo.

Frutas vermelhas fazem bem ao cérebro?
Essas frutas possuem licopeno e ácido elágico, que tem ação antioxidante e combate os radicais livres, gerando benefícios a todo organismo.

Quais alimentos aumentam a disposição?
Os alimentos energéticos como as gorduras poli-insaturadas, cujos representantes mais famosos são o ômega 3 e o 6, presentes no salmão, linhaça e azeite de oliva, por exemplo. Cada grama dessa gordura fornece 9 kcal. Além delas, os carboidratos complexos, também chamados de fibras ou amido, são boas fontes de energia. Cada grama nos proporciona 4 kcal.

É verdade que a alimentação influencia no desempenho cerebral?
Com certeza. A alimentação balanceada pode evitar a anemia e melhorar a cognição. No entanto, quando a pessoa não come corretamente suas vitaminas ficam desreguladas, o que dificulta a atenção e a fixação de informações. Por isso, o cérebro só funcionará bem se tiver um corpo bem abastecido.