Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 29 de setembro de 2013

alimentos funcionais que não podem faltar na dieta

Castanhas e nozes


São fontes de fitoesteróis, vitamina E, ácido fólico e minerais como selênio, manganês, cálcio e magnésio. Com esta composição baixam o estresse do organismo, auxiliam a redução do colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Há estudos mostrando que consumir 60 g por dia, ou seja, 2 colheres (sopa) cheias, não tem impacto no aumento de peso, embora metade disso já seja suficiente para garantir os benefícios nutricionais.

Azeite


A cada dia se descobre um novo benefício do óleo. A dieta rica em azeite tem impacto na saúde do esqueleto, principalmente feminino, ajudando a fixar os minerais essenciais para os ossos, como cálcio e fósforo. Entre seus talentos conhecidos estão a prevenção de problemas cardíacos, graças à gordura monoinsaturada, e a inibição da formação de tumores, ao diminuir risco de câncer de mama e pulmão.

Chá-verde


É obtido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que contém polifenóis e catequinas, com efeito antioxidante e anti-inflamatório. Também inibe a formação de substâncias carcinogênicas. E, para quem não é sensível à cafeína, pode ter benefício até mesmo na redução da pressão sanguínea. Dá uma forcinha para quem está tentando emagrecer porque inibe a ativação da chamada lipase intestinal, que atua na absorção da gordura. A melhor forma de preparar o chá é colocar uma colher da planta moída em 200 ml de água fervente.

Cenoura


A batida piadinha que diz que coelho não usa óculos porque come cenoura pode ter um fundo de verdade. A raiz é rica em carotenoides, que ajudam a melhorar a visão.

Aveia

É um alimento absolutamente saudável que pode ser consumido por qualquer pessoa por ser de fácil digestão e não provocar alergias. Apresenta na sua composição cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos. Há vários estudos comprovando que o consumo de aveia ajuda a controlar a glicemia, a pressão arterial e o colesterol.

Cebola


Reduz o risco de ataque cardíaco, previne o câncer, mata bactérias, diminui o colesterol e combate fungos.

Alho


Expectorante, reduzindo o muco, e também pode ser usado no tratamento de infecções do trato respiratório; é antialérgico e antibacteriano, diminui a pressão sanguínea e o colesterol. Ainda melhora o sistema de defesa e estimula a liberação de toxina.

Arroz integral


É uma ótima fonte de vitamina e minerais, como selênio, manganês, cobre e zinco. Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, reduzindo os picos de fome e diminuindo os riscos de resistência de diabetes. Associado a isso, ajuda a reduzir a gordura abdominal e os riscos de doenças cardiovasculares. Ganha de longe, em termos nutricionais, do seu colega refinado.

Água de coco


Isotônico natural e rico em potássio. Quando uma pessoa transpira demais ou tem diarreia, perde uma quantidade grande do mineral, que deve ser reposto para evitar a desidratação e cãibras. É eficiente principalmente contra doenças do trato urinário. A água de coco é uma opção muito mais saudável que o refrigerante, cheio de açúcar e calorias vazias.



Chocolate amargo


Sim, ele também está na lista! O chocolate amargo contém epicatequinas, catequinas e procianidinas, substâncias com alto pode antioxidante. Mas tem de ser o amargo, que contém três vezes mais antioxidantes que o ao leite. A barrinha deliciosa tem também ácido esteárico, que reduz a absorção de colesterol e aumenta sua excreção. Isso tudo com o consumo de apenas 6,3 g por dia, o equivalente a dois quadradinhos de uma barra. Não exagere porque — além de pesar na balança — o consumo diário de 100 g de chocolate aumenta a excreção de cálcio em quase 150%. O ideal é sempre escolher aqueles com mais de 70% de cacau.