Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 16 de março de 2025

A Origem do termo Creonte no Jiu-Jitsu. O que significa? Qual a origem?

 

No artigo de hoje, iremos abordar um termo muito peculiar universo do Jiu-Jitsu, o termo creonte, você sabe o que significa? Qual a origem desse termo?

 

E aí samurais, tudo certo?

Se você já treina há algum tempo, com certeza já deve ter ouvido a expressão CREONTE. Quando um cara sai da academia e vai para uma outra é usado o termo “CREONTE”. Mas você sabe o que isso significa e a sua origem?

 

A palavra Creonte tem origem na mitologia grega, Creonte era o rei da cidade de Tebas, onde nasceu o Héracles. Mais o que tem a ver com o jiu-jitsu?

 

Bom a expressão Creonte no Jiu-jitsu nasceu lá nos anos 80 no Rio de Janeiro, na época da expansão do Jiu-Jitsu, onde abriram novas academias além da família Gracie.

Naquela época estava em exibição pela Rede Globo de televisão, uma novela chamada Mandala, de 12 de outubro 1987.

 



Vinheta de abertura da novela Mandala de 12 de outubro de 1987 a 14 de maio de 1988.


 

 Essa novela tinha um personagem que se chamava Creonte Silveira que era interpretado por Gracindo Júnior, filho do também ator Paulo Gracindo. 

O Creonte Silveira da novela era um personagem desleal, ele afastava e traia a confiança de todos que se interessavam por Jocasta, interpretada por Vera Fisher.  Porem a novela foi censurada por incesto, bissexualidade e política no ano seguinte.

 

Personagem Creonte Silveira da novela Mandala de 1987, interpretado por Gracindo Júnior.

 

Foi então que o mestre Carson Gracie, vendo essa novela na época, começou a chamar todos aqueles que trocavam de academia de CREONTES, fazendo uma relação com o Creonte da novela e sempre se referindo a traição.

Carson Grace entendia que naquela época treinar era uma coisa séria, portanto, fidelidade, respeito com seu professor, com seus companheiros de treino era algo fundamental.

A ideia que ele defendia com seus alunos é que eles eram uma verdadeira família e que eles deveriam se defender com unhas e dentes. Portanto, trocar de academia naquela época era realmente uma ofensa e quem fazia isso era considerado um Creonte.

 

Carson Gracie

 

Para entender melhor o que que é Creonte no Jiu-Jitsu, é aquele cara que treina em uma equipe, se gradua, absolve os conhecimentos do professor e dos companheiros de treino e sem nenhum motivo aparente troca de academia e vai treinar com outra escola de Jiu-Jitsu.

 

Apesar de nos dias atuais a relação entre aluno, professor academia não ser mais a mesma dos anos 80, valores como respeito, gratidão, companheirismo sempre deve existir entre aluno e professor. Pelo grande fluxo de praticantes de Jiu-Jitsu, o termo “Creonte” é visto como ultrapassado, já que alunos que se matriculam em uma escola de Jiu-Jitsu, não é ensinados os valores ensinados acima, sendo assim, não têm a lealdade a escola e ao professor. Pode haver algumas razões pelas quais o aluno pode deixar a escola e ingressam em uma nova.


Fonte e referência de artigo:

Portal do vale-Tudo – youtube.com/portaldovttv