Quem nunca ouviu fala da Dieta sem Glutén - Glutén Free. Mas você sabe com funciona? As vantagens e desvantagens dessa dieta? Então saiba um pouco mais sobre essa dieta.
Como funciona a Dieta sem Glutén?
Na dieta sem glúten é necessário substituir os alimentos que contenham o glúten por produtos sem essa proteína, como é o caso do arroz e seus derivados (farinha de arroz), milho e seus derivados (farinha de milho, fubá e amido de milho), batata (fécula de batata), mandioca (farinha de mandioca, polvilho azedo, polvilho doce).
O glúten é uma proteína vegetal, presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como é o caso de bolos, pães, pizza, bebidas fermentadas como a cerveja.
Atualmente, pessoas que não são portadoras da doença celíaca (que causa intolerância à proteína) estão excluindo o glúten da alimentação com a finalidade de emagrecimento. É importante esclarecer que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que o contenham, como é o caso de pães, biscoitos, pizzas e bolos. Sendo assim, essas pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias está menor.
Vantagens da Dieta sem Glutén
Essa dieta só deve ser seguida por pessoas portadoras da doença celíaca, na qual há uma intolerância do organismo em relação ao glúten, o que pode ocasionar lesões na parede intestinal que pode resultar em deficiência na absorção de nutrientes.
Desvantagens da Dieta sem Glutén
Não existem evidências cientificas que comprovem que a exclusão dessa proteína por pessoas que não possuam a intolerância ao glúten favorecerá o emagrecimento.
Conclusão
Dieta sem Glutén: A proposta dessa dieta é a retirada de todos os alimentos que contém o glúten em sua composição, como pães, bolos, biscoitos, torradas, massas e bebidas fermentadas. Como a dieta implica em fazer restrições alimentares, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.
A retirada do glúten da dieta impacta diretamente nas suas escolhas alimentares, afinal itens que geralmente fazem parte das suas refeições precisarão ser excluídos. Esse tipo de restrição somente é recomendado para pessoas que possuem doença celíaca em que o corpo não realiza digestão do glúten. Se você não possui a doença, por que restringir sua alimentação desta forma?